Como funciona o processo de organizar notas fiscais na sua empresa? Por muitos anos, essa atividade esteve ligada ao armazenamento de inúmeras gavetas cheias de documentos. Porém, a tecnologia surgiu para mudar esse cenário – e as ferramentas estão evoluindo rapidamente.
Depois da transição para o armazenamento em HDs ou sistemas digitais, agora é possível automatizar esse processo para obter ganhos de tempo e segurança. Ou seja, usar a tecnologia adequada permite organizar notas fiscais com mais eficiência.
Mas como organizar notas fiscais com mais segurança? Confira logo a seguir!
As notas fiscais são documentos essenciais para qualquer organização. Elas são usadas para registrar as operações de compras e vendas realizadas – incluindo todos os detalhes da transação.
Mais do que fazer a emissão da nota fiscal, as empresas também devem manter esses documentos armazenados e organizados para que sejam localizados facilmente. Ao colocar isso em prática, é possível cobrir três pontos importantes:
Acabamos de ver que um dos pontos importantes em relação à organização das notas fiscais é o armazenamento pelo tempo mínimo previsto na legislação. Mas qual é esse período?
As empresas devem guardar as notas ficais pelo prazo de 5 anos para atender às exigências da Receita Federal. Neste período, o Fisco pode solicitar os documentos para conferência. Além disso, é dentro desse prazo que o Governo pode cobrar as dívidas atrasadas.
Também é importante considerar que a SOX sugere o arquivamento desses documentos pelo período de 7 anos para garantir o compliance.
As empresas que pecam ao organizar notas fiscais ficam expostas a alguns riscos – especialmente quando não respeitam o prazo de 5 anos de armazenamento.
Dentro desse prazo de 5 anos, a Receita Federal pode solicitar os documentos fiscais para analisar sobre eventuais irregularidades tributárias.
Caso a sua empresa não tenha os documentos para confirmar que realizou os recolhimentos devidos, deverá recolher o tributo de novo com multa de até 20% do valor contestado pelo Fisco mais os juros da taxa básica de juros (Selic). Já a multa para cada arquivo XML de nota fiscal não apresentado em uma fiscalização pode passar de R$ 1.000,00.
Além disso, a penalidade pode chegar a prisão. A Lei 8.137 prevê os crimes contra a “Ordem Tributária” – que incluem determinações contra a não apresentação de notas fiscais ou dos códigos XML da documentação eletrônica.
A melhor forma de organizar notas fiscais com segurança e eficiência é utilizando um software na nuvem. Trata-se de uma alternativa perfeita para quem deseja mais proteção e praticidade.
Veja só quais são os maiores benefícios de optar pelas soluções de armazenamento de NFe em nuvem:
Você gostou das informações para organizar notas fiscais com mais segurança? Quer saber mais sobre o uso da tecnologia nesse processo? Leia também: Por que investir em um repositório de NFe?