Atualmente vivemos em um mundo onde tudo acontece muito rápido, tudo é compartilhado e atinge as mais diversas pessoas em poucos segundos, somando isso com a quantidade crescente de e-commerces e concorrentes que estão também no mundo digital, garantir uma boa experiência de compra no seu e-commerce se tornou uma regra.
Para falarmos sobre a experiência de compra dos seus clientes, temos que pensar em toda a jornada do cliente antes e depois de realizar a compra.
Desde uma mensagem, uma dúvida, enviada pelo direct, até o momento que ele recebe a compra dele em casa, ou quando ele recebe aquele e-mail com uma pesquisa de satisfação após comprar algum produto, tudo isso faz parte da experiência de compra.
Podemos afirmar que a experiência de compra é um fator de decisão para um e-commerce, e muitas vezes é até mesmo um elemento mais decisivo que o valor monetário do produto.
Imagine a seguinte cena: Uma pessoa entra em uma loja de roupas em busca de uma camiseta, essa mesma pessoa consegue tocar na camiseta para sentir a textura, provar para ver o caimento da roupa no corpo e tirar qualquer dúvida, seja sobre o pagamento ou sobre o produto, com um vendedor que está ao seu lado, ajudando e auxiliando durante toda a venda.
Já no e-commerce temos uma experiência completamente diferente, o seu cliente não consegue nem pegar e nem provar o produto, e é por isso que você deve investir em fotos e vídeos realistas para que seus clientes consigam observar todos os detalhes da peça.
Segundo uma pesquisa da EQI 2021 Saúde, Higiene e Beleza, podemos ver que:
Ou seja, fornecer todas as informações e estar presente para tirar possíveis dúvidas faz toda a diferença!
E para finalizar, também devemos destacar a importância de criar uma experiência memorável na entrega do produto, invista em marketing olfativo e em uma embalagem cativante, fazendo com que o seu cliente queira compartilhar essa experiência com seus amigos e conhecidos em suas redes sociais.
Segundo uma pesquisa realizada em 2020 pela consultoria BIP, os dois principais motivos de insatisfação dos consumidores foram:
1. Entregas, com um aumento de 197% no número de reclamações, onde a maioria se referia ao tempo de entrega dos produtos;
2. Atendimento, com um aumento de 150% nas reclamações sobre o SAC entre os meses de julho e setembro.
Ou seja, o maior problema dos e-commerces é justamente no momento do contato, com isso em mente separamos abaixo cinco erros a evitar no seu e-commerce! Confira:
Uma das principais causadoras de atrasos em entregas é a tributação e os documentos que são necessários para que um produto possa transitar entre os estados brasileiros.
A GNRE (Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais) é um documento obrigatório para vendas em diferentes estados, o mesmo foi criado para garantir o recolhimento correto de impostos, e durante o transporte pode ser solicitado juntamente com as notas fiscais de cada produto que está sendo transportado.
Caso isso não ocorra, a sua mercadoria pode ficar retida até que os documentos estejam corretos, e é aí que está o grande problema.
Para o pagamento e emissão dessa guia muitos e-commerces acabam gastando uma grande quantidade de horas, e se acontecer algum problema durante o final de semana, é preciso esperar até o próximo dia útil para poder deixar tudo regulado e finalmente liberar os produtos.
Isso foi um dos grandes motivos para a criação do Banco Útil!
Através da nossa carteira digital, você consegue pagar as guias GNRE entre outras tributações em até 15 minutos!
Disponível 24h por dia, 7 dias por semana, é mais praticidade e facilidade para você e para o seu e-commerce, além de ser uma garantia de entrega rápida sem atrasos por conta da documentação! Aperte o play para saber mais!
Esperamos que esse artigo possa ter te ajudado, na dúvida entre em contato conosco e experimente facilitar o pagamentos de tributos da sua empresa com o Banco Útil!