A Receita Federal do Brasil (RFB) organizou, nesta terça-feira (19/11), um evento internacional para discutir os avanços e desafios da Reforma Tributária sobre o Consumo no Brasil. O evento foi realizado de forma virtual e contou com a participação de especialistas da RFB e representantes de organismos internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial.
Dessa forma, o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, abriu o evento destacando a importância histórica da reforma. Ele explicou que a reforma visa simplificar o sistema tributário, fortalecer a segurança jurídica, promover justiça fiscal e reduzir os custos do cumprimento das obrigações fiscais.
Durante o encontro, especialistas da Receita Federal apresentaram as mudanças estruturais propostas. Eles também detalharam as inovações tecnológicas que prometem modernizar os processos de controle e auditoria fiscal. A redução da complexidade do sistema tributário, a promoção do compliance fiscal e os benefícios para o ambiente de negócios no Brasil foram alguns dos pontos discutidos.
Portanto os representantes dos organismos internacionais também contribuíram com suas análises. Maria Cristina Mac Dowell (BID), Miguel Pecho (FMI) e Cornelius Fleischhaker (Banco Mundial) compartilharam suas perspectivas sobre boas práticas globais em reformas tributárias. Eles enriqueceram a discussão ao alinhar as experiências internacionais com as particularidades da reforma brasileira.
Portanto, o evento reforçou, assim, o compromisso da Receita Federal em liderar a implementação da Reforma Tributária no Brasil. A RFB se comprometeu a conduzir esse processo com transparência e eficiência, buscando fortalecer a competitividade econômica do país. Além disso, pretende criar um sistema mais justo e inclusivo para todos os contribuintes.
https://atvi.com.br/tributacao-da-previdencia-privada-o-que-muda/?_sc=NzA5ODcyMCM2NDY3