Em pesquisa realizada pela Dootax, quando perguntado qual a importância de um Business Case para a aprovação de projetos na sua empresa, 68% responderam como fundamental, 29% como muito relevante e apenas 4% disseram que não faz diferença.
Podemos definir cinco etapas fundamentais para construir um Business Case relevante:
1- Situação atual: (Olhe para o lado) É necessário primeiro compreender qual o cenário que se apresenta dentro do seu mercado. Veja o setor de varejo por exemplo, com a chegada da pandemia houve uma mudança completa nos objetivos. (Empresa) Como é a sua empresa? Em qual momento ela está? (História do problema) O que aconteceu? Quando? Quanto tempo levou? Qual foi o custo disso para a sua empresa?
2- Problema: Nesse passo é necessário tangibilizar o problema. Qual é o impacto para o negócio? (Análise Gut) Faça uma análise e determine notas para cada prioridade baseado nos seguintes pontos: gravidade, urgência e tendência. Com essa média você conseguirá identificar qual o problema mais latente para a sua corporação.
3- Projeção: Aqui é o momento de mensurar valores. Quais as possíveis perdas? Que tipo de riscos o projeto pode trazer?
4- Quem: Atualmente os processos dentro de uma companhia acontecem de forma integrada, envolvendo diversos setores diferentes. É preciso identificar quais as pessoas responsáveis por cada etapa, deixando claro os papéis e responsabilidades de cada um.
5- Objetivo: Defina qual a proposta de valor deste Business Case. Engaje parceiros tanto internos quanto externos. Projete o cronograma e custos.
Parece algo complexo, mas a estruturação de um bom Business Case pode trazer diversos benefícios. ''Temos empresas que conseguem chegar a uma economia de 430 mil reais por ano e um payback de 2,5 anos para uma solução de automação do pagamento de impostos'', afirma Priscila Bêgo, Head of Enterprise Sales na Dootax.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra