A sigla ESG (Environmental, social and Governance), representa três tipos principais de práticas que pautam as políticas de empresas comprometidas com o seu papel como parte da sociedade.
Os critérios ambientais, sociais e de governança corporativa atualmente permeiam todos os setores de uma companhia, sendo um critério muito importante para a construção da marca da empresa e seu valor no mercado.
O departamento de tax, por exemplo, tem um papel fundamental. A própria arrecadação de impostos quando mantida de forma regularizada, já é uma ação que mostra uma visão coletiva. Porém no Brasil, devido a inúmeros casos de corrupção e desvio de dinheiro público, dificilmente conseguimos ter uma sensação de contribuição social com a tributação.
Além disso, é preciso compreender o impacto das escolhas estratégicas tomadas dentro do setor.. Uma decisão que pode ser excelente do ponto de vista financeiro, pode respaldar em algum dano de imagem que afetam as práticas do ESG.Uma visão mais ampla das práticas tributárias, pode abrir uma série de oportunidades, que valorizam a empresa como um todo.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra