Blog - Confeb

Case Ambev - Tax transformation na prática

Written by Viviane Burdinski | Sep 6, 2021 1:00:59 PM

Durante muitos anos, os setores fiscais no Brasil viveram em uma espécie de limbo  tecnológico. De uma forma geral, as empresas não viam a necessidade de investir nesse tipo de tecnologia e os profissionais desses setores se tornaram cada vez mais administradores burocráticos, perdidos em uma infinidade de informações.

Aos poucos, as grandes corporações começaram a perceber que o processo de tax vai muito além de simplesmente pagar impostos em dia. Ter um sistema bem organizado com uma base de dados atualizada, com cruzamento de informações utilizando inteligência artificial eleva o patamar de um profissional burocrático para um analista. Só assim é possível trabalhar em melhorias que passam por todos os setores das empresas.

O passo a passo para tax transformation

 

Em 2015, a Ambev iniciou esse movimento no Brasil, iniciando um projeto com todas as etapas de transformação desejada para área de tax:

Etapa 1: Processo automatizado e padrão - Cálculo automático de impostos, contabilização automática, fluxo de caixa de impostos automatizado. 

Etapa 2: Dados confiáveis e disponíveis - Torre de comando para impostos, cruzamento de obrigações acessórias,  comparação com pagamento e contabilização, informações em tempo real para atendimento às fiscalizações. 

Etapa 3: Processo responsivo às mudanças legais - Rastreabilidade das mudanças legais, otimização das atualizações nos sistemas e automação das integrações. 

Etapa 4: Otimização de impostos via simulações de cenários - Informação confiável para a simulação de negócios, camada de analytics para riscos e oportunidades, simulação de impacto para novas legalizações. 

A última etapa que, normalmente não estaria associada a um projeto de tax transformation, acaba tendo uma importância enorme para uma empresa que promove a inovação. “Com esse cenário, eu mudo meu jogo. Eu paro de ser passivo pagando imposto e sofrendo no mês a mês para ser ativo. Eu pago os impostos corretamente, mas simulo novos cenários, passo a entender o impacto de novos produtos e passo a gerar valor para os negócios”, explica Uirá Tonon Gomes, Global Tax na Ambev. 

A visão global do impacto de um setor fiscal que compreende o seu verdadeiro papel na empresa é fundamental. Muito mais do que apenas alguém que faz levantamento de dados e calcula impostos, o funcionário de tax nessa nova era se tornou uma peça chave para o planejamento de qualquer nova ação dentro da companhia.  

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra!