Podemos classificar os custos de uma empresa em estratégicos (gera lucro e reduz gastos) e não estratégicos (necessários para o funcionamento da companhia). O departamento de TAX sempre foi visto apenas como uma área que gera despesas.
Mas será que isso é verdade? Para responder essa pergunta, vamos dar uma olhada mais de perto nas atividades que são responsabilidade desse setor:
Planejamento Tributário
Emissão de guias tributárias
Emissão e Escrituração de Notas (recebimento e saída)
Cumprimento das obrigações acessórias
Cálculo de tributos
Monitoramento de leis, mudanças legais e governo
Importação e Exportação
Estima-se que em uma empresa do varejo, cerca de 40% dos custos são impostos. Ou seja, quase a metade dos gastos totais de um empreendimento passam pelo departamento de tax.
Esse número alarmante deixa muito claro quão importante é enxergar esses valores de forma estratégica. De forma contrária, eles se tornam apenas um grande ralo de dinheiro que pode ser a diferença entre o seu negócio prosperar ou fechar as portas.
Portanto, otimize o seu tempo, automatize e participe dos novos projetos da empresa. Assim será possível reduzir custos não estratégicos e de posicionar de forma completamente diferente dentro do business.