Blog - Confeb

Eficiência no pagamento de tributos

Written by Viviane Burdinski | Dec 1, 2021 12:00:14 PM

A General Electric (GE) é uma empresa centenária, líder mundial em energia, atuando em toda a cadeia,  desde a geração até o consumo. São diversas linhas de atividades, que vão desde a aviação ao setor de saúde. 

Com tantas linhas de atuação, os processos internos podem se tornar bastantes desafiadores. Um dos grandes desafios enfrentados pelo departamento de tax, por exemplo, era o processamento dos pagamentos de tributos. A lentidão acabava afetando diversos setores. 

Diogo de Souza, Tax Manager LATAM na GE Healthcare explica as maiores dificuldades: “Além da taxa alta no Brasil, a gente gasta muito para conseguir calcular o imposto”, afirma. Antigamente, de acordo com a legislação brasileira, nos casos de vendas pela internet, o imposto era recolhido no Estado de origem da mercadoria. Após 2019, a legislação foi alterada para que também o Estado que “comprou” o produto fosse beneficiado. 

Encontrando a solução

 

Apesar de parecer algo benéfico e até mesmo mais justo, as mudanças exigiam que a companhia abrisse uma inscrição em cada Estado, porém, com as alterações de Estado para Estado, o acompanhamento seria impraticável. 

A solução encontrada foi adotar o sistema da guia de caminhão, onde a carga só era liberada para entrega quando já estava com a sua guia paga. Porém, com o processo feito de forma manual, era necessário um período de quatro horas para poder enviar o produto. Isso impactou todo o departamento de logística, gerando muitos atrasos. 

Através de um parceria com a Dootax, uma startup de tecnologia, foi desenvolvido um sistema que automatizou todo o processo. O tempo necessário para o pagamento da guia diminuiu de quatro horas para apenas trinta minutos. 

Os benefícios colhidos com esse projeto vão muito além da agilidade e do impacto financeiro. No caso da divisão de saúde, por exemplo, a liberação de um equipamento mais de três horas antes, pode ser a diferença entre salvar uma vida. 

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra