Vivemos em um momento econômico com muitas incertezas e cenário político instável. Nosso modelo tributário é, reconhecidamente, um dos mais complexos do mundo. São, em média, 31 novas normas tributárias por dia, o que significa duas mudanças por hora na legislação, que sensibilizam cálculos de imposto ou normativos na carga tributária.
São mais de cem tipos diferentes de tributos, com prestações de conta em mais de 250 obrigações acessórias distintas. ''Uma nota fiscal, pode, no mínimo, incidir a carga tributária de ICMS próprio, PIS, COFINS, IPI… e para cada tipo de transação a gente entrega um modelo de obrigação distinto'', explica Marcelo Simões, Diretor fundador na COMTAX. Todos esses fatores acarretam em centenas de horas investidas pelos profissionais da área, que, ainda assim, estão sujeitos à interpretação ou corresponsabilidade legal por falhas de terceiros.
A tecnologia traz ferramentas que atuam tanto nos níveis operacional e tático, quanto no nível estratégico. Um exemplo é a plataforma de Simulação Tributária, que permite emular a possibilidade de cenários fiscais para a assertividade na tomada de decisão nos processos de compra, transferência e precificação. É importante salientar que a base de regras fiscais e suas exceções podem ser configuradas ou consumidas dos principais provedores de conteúdo fiscal.
A utilização de um Simulador Tributário pode trazer diversos benefícios para a empresa. A assertividade no custo da mercadoria permite uma maior visibilidade das variáveis para a determinação da aquisição (imposto, frete, desconto, etc). Como consequência, é possível fazer uma negociação melhor na compra, que por sua vez, aumenta a lucratividade e competitividade com a otimização do preço final.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra