Fundada em Gentilly, na França, a Sanofi é uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo. Possui mais de 73 unidades fabris no mundo e fornece soluções para mais de 150 países.
A companhia se divide em quatro unidades principais de negócios: medicamentos e prescrições (genéricos e similares), Sanofi Genzyme (pioneira no desenvolvimento de terapias para doenças raras no sangue, esclerose múltipla, oncologia, imunologia), Sanofi Pasteur (líder mundial em vacinas de uso humano) e Consumer Healthcare (medicamentos sem prescrição).
Para alcançar um suporte otimizado para um business dessa complexidade, é necessário iniciar mudando a mentalidade. Os comportamentos incentivados internamente são ir além da zona de conforto, tomar atitude, agir pelos pacientes e clientes; e pensar na Sanofi primeiro.
A estratégia de tax transformation está baseada em três pilares: pessoas, processos e tecnologia.
O pilar de pessoas traz a necessidade de ouvir os colaboradores e discutir oportunidades, difundir e fomentar os comportamentos da transformação cultural e permitir que as pessoas cocriem as soluções que elas mesmas vão utilizar no dia-a-dia.
Em processos, é necessário fazer o levantamento das etapas que apresentam oportunidades de otimização e bons resultados para a companhia, priorizar os processos de acordo com o valor agregado x ROI x complexidade de otimização, criar e organizar um backlog de iniciativas que vai permitir a montagem de um roadmap e dar visibilidade sobre o andamento das soluções.
Já em tecnologia, o aconselhado é buscar parceiros internamente para utilizar novas ferramentas, realizar POCs (Proof of Value) com tecnologias open source (Ex. python) ou com baixo custo, discutir eventuais parceiros externos e estudar possibilidades e montar business cases ou position papers para buscar aprovações internas.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra