Skip to content

Conciliação fiscal e contábil – desafios, multas e automação

A conciliação fiscal e contábil estão entre os principais tipos de análises existentes para efetuar controles organizacionais internos. 

Esse registro rigoroso garante, por exemplo, decisões assertivas e embasadas em dados confiáveis. Sem contar que permite estar em compliance com os órgãos fiscalizadores, mantendo o pagamento de impostos e tributos em dia e evitando multas que pesam no orçamento.

No entanto, com o grande volume de lançamentos a serem conciliados, como garantir a eficiência e agilidade desse serviço? A resposta a esses desafios está na automação, que oferece facilidade como evitar retrabalho ou erros.

Acompanhe neste post mais detalhes sobre esse assunto tão importante.

O que é a conciliação de impostos

A conciliação de impostos sobre as áreas fiscal e contábil existe para garantir que as operações fiscais da empresa foram corretamente escrituradas pela contabilidade.

Essa conciliação de impostos pode ser feita por meio manual ou automação. Considerando que diariamente uma empresa recebe e emite notas, dá para imaginar os desafios dessa tarefa. 

Especialmente se a realização desse trabalho for manual, por meio de planilhas que precisam ser alimentadas por um ou mais profissionais e que, portanto, podem acarretar erros. 

Outro problema da conciliação manual é que ela não oferece atualização em tempo real. Ou seja, o gestor pode se basear em um documento que está obsoleto e, portanto, errado.

Qual sua importância na área fiscal e contábil

A partir da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), o Fisco evoluiu e realiza com facilidade o cruzamento das informações de todas as áreas da organização, ou seja, aumentou sua capacidade de identificar erros cometidos no preenchimento das obrigações legais, o que leva as empresas a serem penalizadas. Diante disso a automação de processos para a conferência das informações fiscais tem ganhado cada vez mais importância nas estratégias de gestão das empresas.

Também possibilitam identificar e corrigir erros que poderiam ocorrer no momento do fechamento, gerando maior agilidade nessa tarefa.

Isso porque, toda empresa precisa entregar a ECF – Escrituração Contábil Fiscal anualmente. Contudo, as obrigações fiscais são mensais , exigindo conferência dentro desse período de tempo.

É necessário essa verificação feita mês a mês, pois faz com que o trabalho de encontrar uma eventual informação equivocada, torne-se bem mais simples. Afinal, localizar erros em um movimento de 30 dias é bem mais simples do que em um movimento de doze meses.

Principais desafios e problemas da conciliação fiscal e contábil

Ainda é comum que empresas executem a conciliação fiscal e contábil de modo manual, por meio de planilhas. 

Essa prática gera grandes e vários desafios à execução dessa importante atividade. Vejamos os principais.

  • Consome grande tempo dos profissionais, que precisam fazer lançamentos, encontrar os erros – quando a conciliação mostra falhas -, efetuar a correção (retrabalho), entre outros;
  • Atrasos nas entregas das obrigações/recolhimento;
  • Valores lançados errados, gerando erros no valor de impostos e tributos pagos pela empresa – o que ocasiona perdas para a empresa;
  • Lançamentos a maior, a menor ou duplicidade de itens lançados;
  • Lançamentos deixados de lado, isto é, por esquecimento o item fica de fora do registro contábil/fiscal; 
  • Ajuste manual do lançamento equivocado, esquecendo de corrigi-lo na fonte;
  • Diferenças não identificadas, mesmo após grande empenho dos profissionais envolvidos. 
  •  

Multas e outros prejuízos ocasionados pela conciliação manual

Impostos e tributos são corriqueiros em todo tipo de negócio. E a definição dos valores depende do lançamento correto de documentos gerados diariamente.

Como vimos no item anterior, a conciliação fiscal e contábil realizada manualmente é passível de erros. E basta apenas um equívoco para desencadear uma série de ocorrências. Acompanhe algumas delas:

  1. Entrega de declarações com apuração equivocada;
  2. Pagamento equivocado. Sendo a mais, é preciso pedir compensação e aguardar a devolução. 
  3. Recolhimento a menos, será preciso pagar a diferença e, dependendo do caso, com acréscimo de multa.
  1.  

Benefícios da conciliação de impostos automatizada

A automação da conciliação de impostos, por meio de soluções especializadas e modernas, oferece facilidades como agilidade, eficiência, praticidade e segurança.

A Atvi, empresa especializada em soluções para os setores Fiscal e Contábil, oferece uma ferramenta para automatização da conciliação de impostos (Fiscal X Contábil).

Trata-se de uma solução moderna e apta a efetuar esse trabalho tão importante e que exige total correção. Entre os benefícios, o software Atvi  proporciona:

  • Agilidade na conferência entre lançamentos contábeis e livros fiscais;
  • Compliance tributário e visão gerencial do processo de conciliação;
  • Confiabilidade na informações declaradas ao Fisco;
  • Garantia de regularidade nas rotinas de apuração e fechamento;
  • Estar em conformidade dos dados apresentados nas Obrigações Acessórias;
  • Efetividade na gestão de riscos por não cumprimento de legislação.

Outros pontos que merecem destaque no uso da ferramenta para automatização da conciliação de impostos da Atvi,  são apontados pelos próprios usuários da solução: 

  • Eficiência e eficácia no processo, efetuando o trabalho que, manualmente levava uma semana, em 15-20 minutos com a automação;
  • Ganho de tempo, podendo trabalhar de forma mais estratégica;
  • Revisão dos processos a partir destas melhorias;
  • Ferramenta não é “engessada”, permitindo customizações – ou seja, é possível  atender necessidades específicas. 

Além disso, a equipe substitui o estresse por motivação e, como consequência, a empresa ganha em produtividade e qualidade. Tudo isso, tendo a certeza de que a conciliação contábil e fiscal será realizada sem erros. 

Conheça todos os benefícios de adotar a solução Atvi para automatizar a conciliação de impostos de sua empresa. Fale agora mesmo com nossos especialistas e agende uma demonstração.

AGENDAR DEMONSTRAÇÃO ATVI

https://atvi.com.br/conciliacao-fiscal-e-contabil-desafios-multas-e-automacao-2/

 

Comments

Fale com a gente no WhatsApp