MBA em Gestão Fiscal e Tributária: Aulas Presenciais
O nosso MBA presencial tem o foco de alavancar a sua carreira em pouquíssimo tempo, além de proporcionar uma nova e valiosa rede de contatos profissionais.
Aperfeiçoe seus conhecimentos
em Tax
Mais de 70% dos nossos alunos possuem uma evolução de carreira (promoção, mudança de empresa ou aumento salarial) durante o período do curso. Temos muito orgulho por estarmos alavancando a carreira de tantas pessoas!
Não formamos os analistas que rodam os cálculos dos tributos. Formamos os líderes que implementam soluções fiscais e tributárias voltadas para resultados. Se você almeja uma posição executiva, esse é o MBA correto para sua carreira.
Faça download do prospecto
Por que escolher a Live University?
Mão na massa é com a gente
Sabe o que é super bacana na Live? A gente mergulha de cabeça na prática. Nossos cursos são cheios de estudos de caso reais. A gente não fica só na teoria não, somos do tipo 'Disruptive'. Aqui, você aprende fazendo, de verdade
Um upgrade na sua carreira
Mais de 70% dos alunos têm alguma evolução de carreira durante o curso, seja aumento salarial, promoção ou implantação de projetos que o destacam. NPS > 70% dos egressos retratam o impacto positivo do curso em suas carreiras.
Experiências presenciais marcantes
Conexão direta com C-levels da área. O programa é rechado de experiências que transformarão sua carreira, como visitas técnicas in-loco, masterclasses com executivos, guests para trazer à sala de aulas discussões de alto nível.
O aluno é Rei
Na Live, você é tipo hóspede de um hotel cinco estrelas. Cada experiência sua aqui é super importante, e a gente faz questão de ouvir sua opinião. Quer escolher seu orientador? Pode escolher! Quer ter voz ativa? Com certeza! E o mais legal: nosso algoritmo exclusivo escolhe os melhores professores baseado no que a galera da sua turma tá curtindo mais.
Vibe de Startup
Aqui na Live a gente tem aquela energia gostosa de startup, sabe? Nada de burocracia chata. Nossa linguagem é moderna, direta e descomplicada. A gente tá sempre buscando inovar e agitar as coisas.
Ambiente Top
Não importa se é presencial ou online, o ambiente da Live é algo que faz toda a diferença. Tudo é pensado e personalizado pra você se sentir especial e acolhido. A gente capricha pra criar um espaço onde você se sinta à vontade e motivado pra aprender.
Ter - Qui
19h15 às 22h30
Live University - Vila Olímpia
São Paulo - SP
Business Cases
Networking
Experiências
Credenciamento
Nacional
acreditação
O MBA Executivo em Gestão Fiscal e Tributária é reconhecido nacionalmente com conceito 4 pelo Ministério da Educação (MEC)*.
Esse reconhecimento assegura que nosso currículo, corpo docente e infraestrutura atendam aos mais altos padrões de excelência, proporcionando uma experiência educacional de alto nível. Além de facilitar a mobilidade acadêmica e profissional, permitindo a transferência de créditos para outras instituições e garantindo a validade internacional de nossos diplomas.
*A Live University é um polo de apoio presencial da Faciência. Serão emitidos dois certificados: um em nome da Live University, outro pela Faciência com reconhecimento pelo MEC.
Reconhecimento Internacional
acreditação
A Live University é acreditada pela Accreditation Service for International Schools, Colleges and Universities (ASIC).
A acreditação ASIC ajuda estudantes a serem melhor informados nas suas escolhas; e ajuda escolas, universidades e provedores de treinamentos presenciais ou à distância a demonstrar à comunidade internacional de estudantes que se trata de uma instituição de alta qualidade.
ASIC é reconhecida pela UKVI no Reino Unido, é membro da CHEA International Quality Group (CIQG) nos Estados Unidos, listada no seu Diretório Internacional, é membro do BQF (British Quality Foundation), afiliada ao ENQA (European Network for Quality Assurance) e membro institucional do EDEN (European Distance and E-Learning Network).
Reconhecimento Internacional
A Live University é acreditada pela Accreditation Service for International Schools, Colleges and Universities (ASIC).
A acreditação ASIC ajuda estudantes a serem melhor informados nas suas escolhas; e ajuda escolas, universidades e provedores de treinamentos presenciais ou à distância a demonstrar à comunidade internacional de estudantes que se trata de uma instituição de alta qualidade.
acreditação
ASIC é reconhecida pela UKVI no Reino Unido, é membro da CHEA International Quality Group (CIQG) nos Estados Unidos, listada no seu Diretório Internacional, é membro do BQF (British Quality Foundation), afiliada ao ENQA (European Network for Quality Assurance) e membro institucional do EDEN (European Distance and E-Learning Network).
Um programa que faz toda a diferença
-
Gestão de Tributos Indiretos
- ICMS: conhecendo os principais aspectos sobre sua apuração, descontos, bonificações, juros, seguro estendido, alíquotas incidentes, benefícios fiscais geração e utilização de créditos e operações especiais.
- Incentivos Fiscais setoriais, crédito acumulado e sua utilização.
- ICMS: substituição tributária (cálculo, apuração da margem, crédito, restituição e devolução).
- PIS/COFINS: uma visão global sobre sua incidência, fato gerador, alíquota zero, isenção, suspensão e imunidade, regime cumulativo (cálculo, alíquotas e recolhimento) e regime não cumulativo (créditos, regime monofásico e retenções).
- IPI: entendendo os aspectos práticos do cálculo, crédito e apuração e obrigações acessórias.
- ISS: conhecendo as particularidades de seu cálculo e alíquotas, retenção na fonte e local da prestação para fins de recolhimento e obrigações acessórias.
- Estudos de casos com discussões aprofundadas sobre as doutrinas e jurisprudências mais atuais.
- Propostas de alterações legislativas e seus impactos na apuração dos indiretos.
-
Gestão de Tributos sobre a Folha de Pagamento
- FGTS: dominando os principais aspectos sobre sua apuração, considerando diferentes modalidades de contratação e sua gestão quando das demissões e desligamentos.
- INSS: o financiamento dos benefícios ligados à Previdência Social, as diferentes bases de cálculo considerando a realidade de cada funcionário e o regime tributário da empresa (Lucro Presumido, Lucro Real, Simples, Associações, etc). Verbas que devem ser consideradas na base de cálculo e verbas que não se caracterizam como remuneração
- IRPF: apurando os descontos de IRPF fixados pelo Governo Federal
- DSR: aspectos legais do Descanso Semanal Remunerador, regras de incidência e aspectos tributários.
- Como eventos específicos interferem no processo de apuração tributária: Férias, 13º salário, auxílio doença, salário família, licença paternidade e maternidade.
- Considerando as contribuições patronais que incidem sobre a folha no planejamento tributário corporativo: RAT, Sistema S, PIS sobre a folha, INSS Patronal, Contribuição Sindical.
- Aprofundadas sobre as doutrinas e jurisprudências mais atuais.
- Propostas de alterações legislativas e seus impactos na apuração dos indiretos.
-
Finanças e Economia aplicadas à área Fiscal
- Dominando Matemática Financeira para avaliar com propriedade as nuances matemáticas do seu planejamento tributário ao longo do tempo: aprenda finalmente de um jeito divertido e simples de entender.
- Entendendo o Fluxo de caixa para medir corretamente a viabilidade de suas ideias e projetos.
- Analisando a Viabilidade Financeira de projetos através de indicadores financeiros.
- Balanços Patrimoniais e DRE: mensurando o impacto das iniciativas de planejamento tributário e sua contribuição para a saúde do negócio.
-
Governança Tributária e Compliance
- Implantando modelos de controle estratégico para a empresa por meio da adoção do modelo de Governança Corporativa mais adequada.
- Elaborando o planejamento tributário e de relacionamento com o Fisco por meio de um bom sistema de Governança Tributária.
- Diagnosticando os principais Riscos Tributários por meio da Matriz de Classificação e Riscos.
- Implementando estruturas e procedimentos de compliance para gestão e controle dos Riscos Tributários.
- Cases práticos para entendimento das principais tendências globais de Tax Compliance.
- Aplicando a metodologia para implementação de controles internos: como operar as auditorias internas.
- Atendendo à fiscalizações das demonstrações financeiras: como tratar as auditorias externas.
-
The Shift Project
(módulo opcional)
Desenvolvimento de um projeto real, com foco na geração de resultados. Processo de orientação e qualificação com especialistas durante todo o projeto.
Vantagens do modelo SHIFT:
- Trabalho realizando em grupo, de 4 a 7 alunos;
- 100% baseado na realidade do mercado e não apenas em conceitos acadêmicos;
- Busca por resultados reais, aplicados na prática;
- Possibilidade de aplicar ferramentas e métodos ministrados durante o curso no projeto final;
- Oportunidade de implementar projetos reais na sua empresa.
-
Gestão de Tributos Diretos
- IRPJ/CSLL: entendendo os aspectos práticos dos ajustes ao lucro líquido contábil, imunidades, isenções e não incidências, prejuízo fiscal e bases de cálculo negativa, perdas no recebimento de créditos, juros sobre capital próprio e incentivos fiscais.
- ECF (Escrituração Contábil Fiscal) e ECD (Escrituração Contábil Digital): Cruzamentos e potenciais questionamentos das autoridades fiscais.
- Transfer Pricing: definindo e explicitando as operações sujeitas às regras de preços de transferência, os métodos de apuração, cálculo da exposição fiscal (ajuste) e a jurisprudência acerca dos principais temas.
- Estudos de casos com discussões aprofundadas sobre as doutrinas e jurisprudências mais atuais.
- Propostas de alterações legislativas e seus impactos na apuração do Imposto de Renda.
-
Planejamento, Gestão e Operação da Área Fiscal
- Definindo a estrutura organizacional e o organograma da área fiscal para atuar como agregadora de valor na organização.
- Desenhando o Mapa Estratégico da área de Tax para identificar o seu papel dentro da organização, sua estrutura e tendências.
- Implementando as definições estratégicas por meio de Balanced Scorecard e implementando inciativas por meio de OKRs, KPIs e metodologias ágeis/Kanban.
- Gerindo projetos por meio de metodologias ágeis: Scrum, burndown graph e sprint planning.
- Aplicando as ferramentas de Lean para maximizar valor para os clientes da área de finanças.
- Gestão de equipes: aplicando as boas práticas de Liderança Situacional, Inteligência Emocional, Programação Neurolinguística, Gestão de Conflitos e Feedback.
-
Contensioso Fiscal, Administrativo e Jurídico
- Identificando conflitos tributários potenciais ou efetivos: como utilizar as ferramentas preventivas e repressivas para solução de conflitos.
- Analisando e implementando os procedimentos fiscais mais adequados à sua demanda: fiscalização, autuação, consulta, denúncia espontânea, regimes especiais e outros procedimentos.
- Lidando com os processos administrativos tributários nas esferas federal, estadual e municipal.
- Conhecendo profundamente as decisões recentes do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), de modo a compreender as consequências práticas das decisões no seu negócio.
- Analisando as mais recentes jurisprudências dos tribunais administrativos (TIT) para aplicação correta do seu planejamento tributário.
- Distinguindo os contenciosos administrativo e judicial para a correta aplicação em ações e recursos judiciais envolvendo assuntos tributários.
- Aprofundando sobre questões controversas nos tribunais.
-
Planejamento Tributário e Inteligência Competitiva
- Elaborando e estruturando o Planejamento Tributário para compreensão dos cenários e ganhos de vantagem competitiva para a empresa.
- Diagnosticando a situação atual da empresa através de análises internas e externas.
- Utilizando técnicas avançadas de coleta de informações em fontes internas e externas.
- Avaliando as variáveis, riscos fiscais e impactos em diferentes cenários, de forma a gerar recomendações às equipes.
-
Gestão de Tributos Indiretos
- ICMS: conhecendo os principais aspectos sobre sua apuração, descontos, bonificações, juros, seguro estendido, alíquotas incidentes, benefícios fiscais geração e utilização de créditos e operações especiais.
- Incentivos Fiscais setoriais, crédito acumulado e sua utilização.
- ICMS: substituição tributária (cálculo, apuração da margem, crédito, restituição e devolução).
- PIS/COFINS: uma visão global sobre sua incidência, fato gerador, alíquota zero, isenção, suspensão e imunidade, regime cumulativo (cálculo, alíquotas e recolhimento) e regime não cumulativo (créditos, regime monofásico e retenções).
- IPI: entendendo os aspectos práticos do cálculo, crédito e apuração e obrigações acessórias.
- ISS: conhecendo as particularidades de seu cálculo e alíquotas, retenção na fonte e local da prestação para fins de recolhimento e obrigações acessórias.
- Estudos de casos com discussões aprofundadas sobre as doutrinas e jurisprudências mais atuais.
- Propostas de alterações legislativas e seus impactos na apuração dos indiretos.
-
Gestão de Tributos Diretos
- IRPJ/CSLL: entendendo os aspectos práticos dos ajustes ao lucro líquido contábil, imunidades, isenções e não incidências, prejuízo fiscal e bases de cálculo negativa, perdas no recebimento de créditos, juros sobre capital próprio e incentivos fiscais.
- ECF (Escrituração Contábil Fiscal) e ECD (Escrituração Contábil Digital): Cruzamentos e potenciais questionamentos das autoridades fiscais.
- Transfer Pricing: definindo e explicitando as operações sujeitas às regras de preços de transferência, os métodos de apuração, cálculo da exposição fiscal (ajuste) e a jurisprudência acerca dos principais temas.
- Estudos de casos com discussões aprofundadas sobre as doutrinas e jurisprudências mais atuais.
- Propostas de alterações legislativas e seus impactos na apuração do Imposto de Renda.
-
Gestão de Tributos sobre a Folha de Pagamento
- FGTS: dominando os principais aspectos sobre sua apuração, considerando diferentes modalidades de contratação e sua gestão quando das demissões e desligamentos.
- INSS: o financiamento dos benefícios ligados à Previdência Social, as diferentes bases de cálculo considerando a realidade de cada funcionário e o regime tributário da empresa (Lucro Presumido, Lucro Real, Simples, Associações, etc). Verbas que devem ser consideradas na base de cálculo e verbas que não se caracterizam como remuneração
- IRPF: apurando os descontos de IRPF fixados pelo Governo Federal
- DSR: aspectos legais do Descanso Semanal Remunerador, regras de incidência e aspectos tributários.
- Como eventos específicos interferem no processo de apuração tributária: Férias, 13º salário, auxílio doença, salário família, licença paternidade e maternidade.
- Considerando as contribuições patronais que incidem sobre a folha no planejamento tributário corporativo: RAT, Sistema S, PIS sobre a folha, INSS Patronal, Contribuição Sindical.
- Aprofundadas sobre as doutrinas e jurisprudências mais atuais.
- Propostas de alterações legislativas e seus impactos na apuração dos indiretos.
-
Planejamento, Gestão e Operação da Área Fiscal
- Definindo a estrutura organizacional e o organograma da área fiscal para atuar como agregadora de valor na organização.
- Desenhando o Mapa Estratégico da área de Tax para identificar o seu papel dentro da organização, sua estrutura e tendências.
- Implementando as definições estratégicas por meio de Balanced Scorecard e implementando inciativas por meio de OKRs, KPIs e metodologias ágeis/Kanban.
- Gerindo projetos por meio de metodologias ágeis: Scrum, burndown graph e sprint planning.
- Aplicando as ferramentas de Lean para maximizar valor para os clientes da área de finanças.
- Gestão de equipes: aplicando as boas práticas de Liderança Situacional, Inteligência Emocional, Programação Neurolinguística, Gestão de Conflitos e Feedback.
-
Finanças e Economia aplicadas à área Fiscal
- Dominando Matemática Financeira para avaliar com propriedade as nuances matemáticas do seu planejamento tributário ao longo do tempo: aprenda finalmente de um jeito divertido e simples de entender.
- Entendendo o Fluxo de caixa para medir corretamente a viabilidade de suas ideias e projetos.
- Analisando a Viabilidade Financeira de projetos através de indicadores financeiros.
- Balanços Patrimoniais e DRE: mensurando o impacto das iniciativas de planejamento tributário e sua contribuição para a saúde do negócio.
-
Contensioso Fiscal, Administrativo e Jurídico
- Identificando conflitos tributários potenciais ou efetivos: como utilizar as ferramentas preventivas e repressivas para solução de conflitos.
- Analisando e implementando os procedimentos fiscais mais adequados à sua demanda: fiscalização, autuação, consulta, denúncia espontânea, regimes especiais e outros procedimentos.
- Lidando com os processos administrativos tributários nas esferas federal, estadual e municipal.
- Conhecendo profundamente as decisões recentes do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), de modo a compreender as consequências práticas das decisões no seu negócio.
- Analisando as mais recentes jurisprudências dos tribunais administrativos (TIT) para aplicação correta do seu planejamento tributário.
- Distinguindo os contenciosos administrativo e judicial para a correta aplicação em ações e recursos judiciais envolvendo assuntos tributários.
- Aprofundando sobre questões controversas nos tribunais.
-
Governança Tributária e Compliance
- Implantando modelos de controle estratégico para a empresa por meio da adoção do modelo de Governança Corporativa mais adequada.
- Elaborando o planejamento tributário e de relacionamento com o Fisco por meio de um bom sistema de Governança Tributária.
- Diagnosticando os principais Riscos Tributários por meio da Matriz de Classificação e Riscos.
- Implementando estruturas e procedimentos de compliance para gestão e controle dos Riscos Tributários.
- Cases práticos para entendimento das principais tendências globais de Tax Compliance.
- Aplicando a metodologia para implementação de controles internos: como operar as auditorias internas.
- Atendendo à fiscalizações das demonstrações financeiras: como tratar as auditorias externas.
-
Planejamento Tributário e Inteligência Competitiva
- Elaborando e estruturando o Planejamento Tributário para compreensão dos cenários e ganhos de vantagem competitiva para a empresa.
- Diagnosticando a situação atual da empresa através de análises internas e externas.
- Utilizando técnicas avançadas de coleta de informações em fontes internas e externas.
- Avaliando as variáveis, riscos fiscais e impactos em diferentes cenários, de forma a gerar recomendações às equipes.
-
The Shift Project
(módulo opcional)
Desenvolvimento de um projeto real, com foco na geração de resultados. Processo de orientação e qualificação com especialistas durante todo o projeto.
Vantagens do modelo SHIFT:
- Trabalho realizando em grupo, de 4 a 7 alunos;
- 100% baseado na realidade do mercado e não apenas em conceitos acadêmicos;
- Busca por resultados reais, aplicados na prática;
- Possibilidade de aplicar ferramentas e métodos ministrados durante o curso no projeto final;
- Oportunidade de implementar projetos reais na sua empresa.
Especialize-se à sua maneira:
O poder da escolha nas aulas eletivas
Ao embarcar na jornada do nosso MBA, você não apenas adquire habilidades fundamentais, mas também ganha o privilégio de escolher como aprofundar seus conhecimentos. Com seu acesso gratuito, você pode optar por 2 workshops inovadores ou combinar 1 capacitação especializada, além de 3 eventos marcantes da área. Personalize sua trajetória conosco e faça parte dessa inovação.
+ 1.000
Alunos formados no primeiro MBA do Brasil com conteúdo especifico para área de Gestão Fiscal!
Nossos alunos embaixadores
-
"Eu imaginava que o curso do Confeb seria somente mais um MBA como qualquer outro, mas estava enganada. Ao iniciar o curso tudo me agradou, o ambiente (eu achava o máximo), os professores preparados e antenados ao mercado, normalmente diretores, CEO ou empresários e advogados bem-sucedidos. Aprendi ali o que se faz na prática. O MBA em Gestão tributária foi para mim uma alavanca e antes do término dele pude implementar praticamente tudo o que eu aprendi. Obrigada Confeb por fazer parte da minha história profissional de maneira tão positiva!"
MARCELA DE JESUS
marcela.fernandes@livealumni.com -
"Eu imaginava que o curso do Confeb seria somente mais um MBA como qualquer outro, mas estava enganada. Na época, eu ainda era Analista Fiscal Sênior em desafio pelo meu Diretor a me tornar apta a ser uma Coordenadora Fiscal Tributária em uma Multinacional de porte. Ao iniciar o curso tudo me agradou, o ambiente (eu achava o máximo), os professores preparados e antenados ao mercado, normalmente diretores, CEO ou empresários e advogados bem-sucedidos e aprender ali o que se faz na prática. O MBA em Gestão tributária foi para mim uma alavanca e antes do término dele pude implementar praticamente tudo o que eu aprendi. Obrigada Confeb por fazer parte da minha história profissional de maneira tão positiva!"
MARCELA DE JESUS
marcela.fernandes@livealumni.com