Skip to content

A centralização das ações tributárias na Adidas

Fundada na Alemanha, a Adidas é uma empresa global, presente em mais de cem países. Somente no Brasil são cerca de 60 mil colaboradores. O seu lema 'Through sports we have the power to change lives (Através dos esportes nós temos o poder de mudar vidas)', está presente em todos os momentos, e tem peso fundamental para as decisões estratégicas.

Global Business Services

Com o foco no seu core business (vender esporte, saúde e tecnologia), a Adidas trabalha diretamente para o seu consumidor final. Por se tratar de um público extremamente volátil, é muito importante que as áreas de backoffice atuem em plena sintonia com demais setores. Para auxiliar nesse processo, foi fundado em Portugal o Global Business Services (GBS). A ideia é criar um padrão de serviços globais, que funciona como uma espécie de espinha dorsal operacional da empresa. 

Quando se trata da área tributária, com toda a complexidade que gere os impostos no nosso país, definir o que exatamente seria enviado para o GBS foi um grande desafio. O processo passou por diversas etapas, que passaram desde a legislação e sistemas fiscais, até explicar a importância da automação de processos e obrigações acessórias. ''Tivemos que trazer os profissionais de GBS para cá. Eles passaram mais de dois meses no Brasil, para conseguir entender a nossa realidade fiscal'', explica Daniel Gouveia Carvalho, Tax Manager na Adidas

A partir disso foram estruturados os manuais de procedimento. E então, a equipe local de tributos assumiu uma postura de revisores, dando todo o suporte necessário para a equipe de GBS. A adaptação nessa nova realidade trouxe mudanças muito mais profundas do que a simples centralização do processo. Novas atribuições foram exigidas e o perfil do profissional de tax mudou na Adidas. Os papéis operacionais deixaram de existir, se tornando cada vez mais estratégicos.  

  Clique aqui para assistir a palestra na íntegra

 

Comments

Fale com a gente no WhatsApp