Skip to content

Lucro Real na Reforma Tributária: o que muda e como se adaptar

Por Redação Omnitax

A Reforma Tributária aprovada em 2023 está transformando o sistema fiscal brasileiro. Com a criação da CBS (federal) e do IBS (estadual e municipal), substituindo PIS, Cofins, ICMS, ISS e IPI, surge uma pergunta recorrente entre empresas: o que muda para quem está no Lucro Real?

O que permanece?

O Lucro Real continua existindo como regime de apuração do IRPJ e da CSLL, especialmente para grandes empresas, instituições financeiras e holdings. Ele segue exigindo controle contábil rigoroso e permite o aproveitamento de prejuízos e créditos.

O que muda?

1. Nova lógica de créditos

O modelo cumulativo dá lugar ao crédito financeiro amplo. Isso amplia a possibilidade de abatimento de insumos e serviços, mas exige revisão dos sistemas fiscais, sistemas de compras otimizando o crédito tributário e eliminando brechas e possíveis erros.

2. Impacto no lucro contábil

CBS e IBS afetam custos, margens e, indiretamente, o lucro contábil e o fluxo de caixa — base do IRPJ e CSLL. Empresas precisarão revisar preços, centros de custo e o DRE com frequência.

3. Fiscalização automatizada

Com dados integrados e cruzamento em tempo real, a margem para erro é mínima. Sistemas auditáveis e motores de cálculo atualizados serão essenciais para garantir conformidade.

E a tributação sobre a renda?

A primeira fase da Reforma não alterou a tributação do lucro, mas a segunda fase — já em debate — pode trazer:

  • Fim dos juros sobre capital próprio (JCP);

  • Tributação de dividendos;

  • Mudanças no IRPJ e CSLL.

Esses possíveis ajustes exigirão ainda mais planejamento fiscal e reorganização societária.

Como se adaptar?

A adaptação ao novo sistema será gradual, com transição até 2033. Para empresas no Lucro Real, os passos estratégicos incluem:

  • Simulações com base nas novas alíquotas e regras;

  • Atualização do motor de cálculo tributário;

  • Revisão do plano de contas e classificações contábeis;

  • Integração entre contabilidade, fiscal e TI;

  • Rotinas de compliance com dados auditáveis; 
  • Simulações e decisões para maximizar sua rentabilidade e auditar as apuraões automáticas que se tornam a nova realidade.

O Lucro Real muda de cenário

O Lucro Real permanece como regime, mas o ambiente tributário ao seu redor se torna mais técnico, padronizado e digital. A vantagem agora está na adaptação ágil e no uso de inteligência fiscal em tempo real.

A Omnitax está pronta para essa nova era. Com soluções tecnológicas para cálculo, compliance e governança tributária, ajudamos sua empresa a simplificar a complexidade da Reforma.

Comments

Fale com a gente no WhatsApp