Skip to content

Valores poderiam ser usados para baratear preços e gerar mais empregos

Segundo dados do Impostômetro, as empresas brasileiras pagam mais impostos do que deveriam. No comércio atacadista e varejista, por exemplo, 95% dos estabelecimentos pagam impostos indevidamente, o que no fim das contas encarecem ainda mais os produtos consumidos pelas famílias brasileiras.

Recentemente, por exemplo, uma grande rede de varejo da grande São Paulo recuperou quase R$ 120 milhões de reais em impostos que foram pagos indevidamente ao longo dos anos através da Substituição Tributária do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS-ST). "Graças à complexidade do sistema tributário brasileiro, que está em constante processo de atualização, muitas empresas não conseguem acompanhar as novidades e pagam mais do que deveriam por estar em desacordo com a lei”, afirma Rubens Barros Neto, COO da Certacon, grupo especializado em planejamento fiscal e tributário que efetuou a restituição de impostos desta rede de varejo da grande São Paulo.

Justamente por essa falta de clareza fiscal que muitas empresas sofrem perdas que colocam em risco sua sustentabilidade financeira. Uma das principais dificuldades do empresário é o cumprimento da legislação tributária nas três áreas: federal, estadual e municipal. É sempre um desafio calcular os impostos sozinho e compreender as leis que os regem.

Os erros que surgem desse cenário vão desde aqueles causados por má interpretação da lei até o desconhecimento de como aplicá-la na prática, o que muitas vezes leva o empresário a gastar muito mais do que deveria. Outro ponto que dificulta o trabalho do varejo na hora de fazer os cálculos é o volume necessário de informações que precisam ser geradas para atender aos critérios do Fisco para pleitear o Ressarcimento de ICMS-ST (via Portaria CAT 42/2018 no Estado de São Paulo). Como esta tarefa exige um ambiente tecnológico robusto, se faz necessário contar com um bom parceiro para isso.

Portanto, é essencial contar com um parceiro que tem 28 anos de experiência no mercado como o Grupo Certacon, que atende grandes empresas e sempre traz as melhores soluções tributárias para que elas fiquem em compliance e gerem milhões de reais em fluxo de caixa.  Para saber se o seu varejo, comércio ou e-commerce tem créditos a receber, clique aqui para fazer uma análise de viabilidade totalmente gratuita.

Sobre a Certacon

O Grupo Certacon é especialista em inteligência tributária desde 1993, atuando na recuperação de créditos federais e estaduais como: ICMS, PIS/COFINS, BPO fiscal, CAT 42/2018, CAT 83/2010, CAT 207/2009, além de contar com profunda experiência no apoio e suporte a processos fiscalizatórios.

 

Comments

Fale com a gente no WhatsApp