Carreira tributária - Como se destacar no mercado atual?
Desde 1955, a revista Fortune publica uma lista todos os anos, com um compilado das 500 maiores corporações dos EUA por receita total. Analisando a Fortune 500 podemos perceber alguns dados importantes que nos trazem reflexões muito importantes sobre o mercado de trabalho.
Apenas 52 empresas permanecem na publicação desde a primeira edição. 89% das corporações faliram ou foram incorporadas. A média de permanência também caiu muito, sendo 33 anos em 1965, 20 anos em 1990 e atualmente sendo de 14 anos. Com todas essas evidências, é razoável afirmar que até 2080, nenhuma empresa listada existirá no formato atual.
Valorização da carreira horizontal
Vivemos no mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo). A digitalização trouxe mudanças profundas para o mercado de trabalho e apontam para o surgimento de uma nova economia. Consequentemente, vemos nascer uma nova relação com o emprego. ''Atualmente para se ter sucesso em uma empresa, vemos uma valorização da carreira horizontal. É difícil afirmar que daqui a cinco anos teremos uma cadeira de diretor tributário dentro de uma empresa'', explica Marcelo Kenji, Diretor financeiro e tributário na Archer Daniels Midland Company.
Para se destacar dentro do setor tributário, é necessário olhar para sua carreira de uma forma diferente. Esse ambiente disruptivo exige novas competências para um líder. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, é possível ressaltar as sete características principais a serem desenvolvidas: comunicação, colaboração, senso de urgência, autenticidade, coragem, pensamento estratégico e empatia.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra
Comments