Skip to content

Já declarou a ECF 2019? Veja as principais mudanças para este ano

Sabemos que no mês de julho não é nada tranquilo para a galera da área fiscal. Muitos ainda estão com dúvidas sobre a ECF deste ano, e unificar as informações de todas as áreas da empresa é um baita desafio, não é mesmo?

O prazo para entrega deste documento é dia 31 de julho, quarta-feira, de 2019. Após essa data, as multas geradas pelo atraso, uma informação incorreta ou qualquer falha na estrutura podem causar grandes complicações para sua empresa. Então, fique atento às dicas que vamos te passar neste artigo!

O que é ECF?

A Escrituração Contábil Fiscal é uma obrigação acessória do SPED que integra a agenda tributária da Receita Federal. Em 2014 ela substituiu a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ). O intuito dela é detalhar as informações contábeis e fiscais, comprovando a base de cálculo do IRPJ e da CSLL em uma linguagem única para o governo.

Devem entregar a ECF as empresas tributadas pelo lucro real, arbitrado ou presumidos (mesmo as que são imunes ou isentas) e Sociedades em Conta de Participação (SCP). E estão fora dessa obrigação: negócios que são enquadrados pelo Simples Nacional, Pessoas Jurídicas Inativas, órgãos, autarquias e fundações públicas.

Comece com planejamento

Como boa parte das informações contidas na ECF é oriunda da ECD, a #primeiradica é: certifique-se que a ECD, cujo prazo de entrega foi dia 31 de maio, foi preenchida de forma correta, senão é bem capaz de haver divergências nas informações quando for fazer a ECF.

Para fazer a declarações com planejamento e mais segurança, é importante realizar um cronograma com reuniões periódicas. Juliana França, professora da Live e Head of Tax na Publicis Group, indica que a ECD seja entregue até março totalmente revisada e aí sim você começa a fazer sua ECF com mais antecedência e planejamento.

E o que a Receita Federal faz com todas essas informações? Ela cumpre o papel de fazer um cruzamento de informações do que é entregue para identificar se há divergência nas informações. O intuito é fiscalizar melhor as atividades da empresa e combater a sonegação fiscal.

No site da Receita Federal você vai encontrar o passo a passo para baixar o programa que validará a ECF.

Gravamos um vídeo super legal com a Juliana França que deu dicas valiosas e ainda explicou como se ater aos novos detalhes da ECF deste ano. Ela comenta que a ECF “tem que ser entendida como um projeto da empresa e não apenas da área fiscal. Afinal ela é a principal obrigação que a empresa precisa mandar para o governo todos os anos”.

Acompanhe:

[embed]https://youtu.be/mKwLUqSnl9g[/embed]

 

Comments

Fale com a gente no WhatsApp