Skip to content

Atrasos no pagamento de tributos: como evitar multas e sanções fiscais

Uma responsabilidade de toda e qualquer empresa é o cumprimento das obrigações tributárias, porém infelizmente devido a alta demanda, falta de organização ou até mesmo distração, muitas vezes empresas de renome se vêem tendo de lidar com multas e até mesmo sanções fiscais devido ao atraso no pagamento de tributos. 

Gerando penalidades financeiras significativas, além de prejudicar a reputação e a credibilidade da empresa, e o pior de tudo é saber que isso é evitável através de práticas eficazes de gestão financeira e tributária. 

E foi pensando exatamente nisso que criamos esse artigo, abaixo você poderá ver um de nossos cases de sucesso e sete dicas práticas para evitar multas e sanções por atraso no pagamento de tributos.

 

7 dicas para evitar multas e sanções fiscais por atrasos no pagamento de tributos

Mantenha um calendário de vencimentos: Tenha um calendário atualizado com as datas de vencimento dos tributos a serem pagos. Isso ajudará a lembrar dos prazos e evitar atrasos desnecessários. Se possível, realize agendamentos, assim os tributos poderão ser pagos automaticamente na data certa!

Estabeleça processos internos eficientes: Implemente procedimentos internos para garantir que todas as obrigações fiscais sejam identificadas, monitoradas e cumpridas dentro do prazo. Designe responsabilidades claras para a gestão dos pagamentos.

Realize um planejamento tributário adequado: Busque orientação especializada para otimizar seu planejamento tributário e identificar oportunidades de redução de impostos. Isso ajudará a planejar e reservar os recursos financeiros necessários para o pagamento dos tributos.

Automatize o pagamento de tributos: Reduzindo erros, multas e juros, agendando pagamentos e melhorando a organização do setor como um todo, ao automatizar o pagamento de tributos da sua empresa, você só tem a ganhar! Para ver na prática isso acontecendo, clique no banner abaixo e agende já uma demonstração gratuita!

 

Esteja atualizado sobre a legislação fiscal: Mantenha-se informado sobre as mudanças nas leis fiscais que possam afetar sua empresa. Isso inclui acompanhar atualizações tributárias e estar ciente de novos requisitos e obrigações.

Conte com profissionais especializados: Contrate contadores ou consultores fiscais experientes para auxiliar na gestão tributária e garantir conformidade com as leis fiscais. Eles podem ajudar a evitar erros e fornecer orientação sobre as melhores práticas.

Lembrando que não adianta de nada contratar profissionais especializados para que os mesmos fiquem realizando tarefas manuais e repetitivas. A ideia aqui é ter um time analítico, utilizando de seu conhecimento em prol de melhorias para a empresa, enquanto processos manuais são automatizados. 

Reserve recursos financeiros adequados: Faça uma análise financeira cuidadosa e reserve os recursos necessários para o pagamento dos tributos. Isso evitará problemas de caixa e atrasos nos pagamentos.
Lembrando que as leis fiscais podem variar de acordo com a região e a natureza do negócio, portanto, é sempre importante buscar orientação específica para sua situação. E caso você tenha interesse em saber mais sobre a automação do pagamento de tributos, é só apertar o play no vídeo abaixo.

Comments

Fale com a gente no WhatsApp