Caminhão na barreira fiscal, e agora? | Banco Útil
Gerando custos extras e gastando mais tempo do que deveria, ter o seu caminhão parado na barreira fiscal é prejuízo puro, afetando tanto o motorista, quanto a empresa e o consumidor final.
Mas o que são as barreiras fiscais?
O Brasil tem uma uma área territorial de 8,51 milhões de km², sendo o quinto maior país do mundo! E a maior parte do transporte de mercadorias é feita através de caminhões e rodovias que conectam todo o país, o que por sua vez dificultava a fiscalização. Foi pensando nisso que foram criadas as barreiras fiscais.
Geralmente presentes nas divisas de estados, as barreiras fiscais (como o próprio nome já diz) servem como um posto de fiscalização, sendo uma parada obrigatória para todos os caminhões.
E por mais que os estados brasileiros tenham algumas diferenças nas legislações, sabemos que os documentos fiscais dos produtos transportados são obrigatórios, e serão exigidos para que a carga possa seguir viagem.
O que fazer para evitar que o meu caminhão seja parado?
Basicamente você deve sempre garantir que a sua mercadoria seja despachada somente com toda a documentação já emitida. Caso contrário pode ocorrer que ao chegar em uma barreira fiscal a carga fique barrada.
Mas como garantir uma entrega rápida nessas circunstâncias?
Sabemos que a experiência do cliente é muito importante, e o tempo de entrega está incluído como um dos principais decisores de compra. Então o primeiro passo é definir processos, para que todo o time de colaboradores estejam alinhados e cientes.
E realizar a contratação de sistemas que podem te auxiliar nessa tarefa, como uma ERP, e também um sistema de automatização para emissão e o pagamento dos tributos.
Assim a sua empresa consegue economizar tempo e dinheiro, garantindo que toda a tributação e burocracia seja resolvida com alguns poucos cliques!
Meu caminhão está parado na barreira e agora?
Agora é correr para reduzir os danos. Que são:
Custo da hora extra do caminhoneiro
As horas que o caminhoneiro teve de ficar parado na barreira deverão estar na folha de pagamento como hora extra.
Multas e juros com as guias
As regras variam de acordo com cada estado do Brasil, porém em sua maioria, ser parado na barreira envolve ter custos com multas e juros.
Insatisfação do cliente
É importante deixar o cliente ciente que terá um atraso na entrega do produto, e isso infelizmente gera uma insatisfação, prejudicando a sua relação com ele e dificultando uma fidelização ou recompra.
Mas calma, temos uma solução!
Com a carteira digital do Banco Útil você consegue realizar o pagamento da GNRE em até 15 minutos, 24h por dia, 7 dias por semana. Então, caso o seu caminhão fique barrado em um sábado de manhã, é possível sim realizar o pagamento da guia, emitir o comprovante e em alguns minutos ter sua mercadoria liberada!
E atenção! O Banco Útil fornece o comprovante bancário em 100% dos pagamentos, e não o recibo provisório (que não é comprovante de pagamento). Fique atento!
Quer saber mais sobre isso? Clique aqui e agende já uma demonstração gratuita!
Comments