Case Heineken: Tax Transformation
É cada vez mais evidente a importância de se estar conectado com o que está acontecendo ao seu redor. Maíra Oltra, responsável pela área de Tax da Heineken, fala da importância de se começar pequeno. Ir fazendo testes e analisando seus resultados para aprender da maneira mais rápida possível, e com isso conseguir melhorar. E fechando esse ciclo de transformação, deve-se sempre pensar grande, ter uma visão a longo prazo.
Transformando o time tributário
Maíra mostrará a visão da Heineken, como eles evoluíram e hoje são classificados como um time tributário em momento de transição. Também como almejam desenvolver o melhor time tributário do Brasil e ter reconhecimento como bons parceiros de negócios. Para isso foi pensada uma estratégia com três pilares:
- People and culture - transformar as pessoas e a cultura da empresa
- Business partner - ter uma visão completa da cadeia para dar suporte ao negócio
- Process and tech - para ter mais agilidade nos processos com mais análise e menos operacional.
É importante criar um time de compliance de alta performance, que conheça profundamente o negócio e saiba utilizar as ferramentas de ponta e métodos de trabalho emergentes. É preciso também uma reestruturação organizacional e reavaliações recorrentes. Maíra ressalta as capacidades do profissional do futuro: orientado ao negócio e consumidor, criativo, com conhecimento em tecnologia, um mindset inclusivo e espírito de colaboração.
Parceiros de negócios
Ela fala também do impacto para o negócio de ser reconhecido como business partner. E para isso eles usaram diversas estratégias, como aumentar o conhecimento do negócio por meio de mapeamento dos principais stakeholders. Também a criação de um Tax Portal, centralizando as informações relevantes para todas as áreas.
Ela ressalta como foi fundamental a utilização de analytics, para entender as informações que podem ser em quantidades imensas e difíceis de consolidar. Explica ainda os diferentes tipos de análise, primeiramente com uma visão retrospectiva e depois prospectiva.
Projeto DeLorean
O Projeto DeLorean foi a tentativa da Heineken de tentar prever o futuro, mas antes voltar ao passado. Foi criada uma grande base de dados, para poder otimizar a área tributária reduzindo riscos e acelerando análises. Foi utilizada a metodologia Agile, com rodadas rápidas, para ter um processo acelerado de adaptação enquanto entrega resultados. Também foi muito pensado o user experience para trazer melhorias ao projeto.
Maíra comenta ainda sobre outras iniciativas dentro da Heineken, como monitoramento automático das notificações federais e estaduais, elaboração de dashboards e acesso às informações da carga tributária de maneira intuitiva e controle da base de fiscalizações abertas e autos de infração.
Assista à palestra na íntegra: Case Heineken: Tax Transformation
[embed]https://www.youtube.com/watch?v=82_Zk05QGZM&feature=youtu.be[/embed]
Comments