Como alavancar sua carreira em momentos de crise
Crise. Nunca ouvimos tanto essa palavra como nos últimos dois anos. Pandemia, lockdown, desemprego, medo. Foram momentos de grandes desafios, que exigiram muita habilidade. Independente da situação que se apresente, o momento de instabilidade pode sim ser uma grande oportunidade para se destacar e alavancar a sua carreira.
Em situações como essas, uma aptidão imprescindível é a capacidade de ter empatia. Conseguir se colocar no lugar do outro, compreender os limites e pensar de forma coletiva, inevitavelmente te leva a pensar em medidas que vão auxiliar toda a equipe a superar esse momento. “A competição tem limite, a colaboração, não. Eu já trabalhei em empresas muito competitivas, que para você se dar bem, é preciso deixar outros dois para trás. Isso eu não acho legal”, afirma Valéria Monho Bendazolli Carvalho - Latam Tax Director na Pirelli.
Além disso, ser resiliente e aberto a mudanças também são atitudes fundamentais. Apesar de parecer óbvio, quando nos vemos em uma situação de incerteza, é muito fácil se fechar para novas oportunidades. Porém, são nesses momentos que costumam aparecer novas possibilidades. Muitas vezes pensar em alternativas para os pequenos desafios que surgem podem trazer um novo ânimo para enfrentar o problema.
É claro que nada disso é possível sem que haja inteligência emocional. E nesse caso, fica a dica: nunca tome decisões de cabeça quente. Aprende a respirar fundo. Muitas vezes o simples fato de parar para tomar um copo de água já te impede de reações impulsivas que podem trazer grandes arrependimentos logo depois.
Finalmente, fique longe das fofocas. A famosa “rádio peão” costuma se intensificar quando existem incertezas. Se tiver dúvidas, procure o seu gestor e esclareça a situação. Se posicione sempre de forma íntegra e aproveite todas as oportunidades possíveis para a proatividade. O momento de crise pode ser a ocasião que você esperava para se destacar e impulsionar a sua carreira.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra
Comments