O profissional tributário do futuro
A revolução tecnológica trouxe diversas mudanças para o mercado de trabalho. Profissões que não existiam, passaram a existir. Muitos cargos tradicionais já não existem mais.
Dentro do setor tributário, a reflexão pode ser bem mais profunda. Quando trazemos o conceito de BANI (frágil, ansioso, não linear e incompreensível), temos uma reverberação muito aproximada dos tempos atuais.
As novas gerações vivem em uma era cujas características são: não linear, conectado e multidisciplinar. Isso muda também a forma de atuação dentro das empresas. Em uma era digital, a automação traz diversas funções que antes eram humanas, sendo designadas a robôs.
Especialmente após a pandemia, esse sistema foi extremamente acelerado. O trabalho remoto e a digitalização dos processos já retirou do mercado vários profissionais. Porém, por outro lado, os colaboradores da área de TI são cada vez mais procurados.
Portanto, novas habilidades serão exigidas nas profissões atuais. Pare para refletir: será que as suas competências de hoje garantem o seu emprego daqui cinco anos? Competências como pensamento analítico e de inovação, capacidade de resolução de problemas, criatividade, resiliência e flexibilidade serão skills imprescindíveis no mercado de trabalho em 2025.
Não existe mais espaço para mindset fixo. É preciso desenvolver um mindset de crescimento. Abraçar desafios, persistir na dificuldade, ver o esforço como caminho para a excelência, aprender com a crítica e encontrar lições no sucesso dos outros são características extremamente valiosas. E aqueles que pretendem se manter ativos em suas profissões, precisam começar essa nova jornada de desenvolvimento.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra
Comments